Feijão com abóbora
"Ninguém sabe tanto que não possa aprender e nem sabe tão pouco que não possa ensinar".
Como isso é verdadeiro!!!!!
Sou carioca e como tal, feijão preto sempre esteve presente em nossas mesas. Todo santo dia e dia santo também!
Desde que aprendi a prepará-lo, coloco pelo menos um pedacinho de carne seca e toucinho fumeiro (bacon) para temperar. Você pode dizer que isso é feijoada, mas um pedacinho só faz uma feijoada????
E sempre amei, quando tinha abóbora cozida, amassar a abóbora e misturá-la ao feijão. Mas lá em casa sempre cozinhamos a abóbora descascada e em separado.
Ai me casei e descobri que minha sogra costumava cozinhar a abóbora com casca dentro do feijão. Acabei incorporando este hábito, já que meu (ex) marido gosta muito de comer a abóbora no feijão, incluindo a casca, que sempre deixei para ele.
Anos depois, quando meu irmão Auli casou, aprendi com minha cunhada Martinha a colocar algumas folhinhas de manjericão para aumentar o sabor.
Outros anos mais, e minha mãe aprende com uma amiga a colocar suco de maçã com laranja na feijoada para cortar a gordura e torná-la mais leve e mais digestiva.
Juntando todos estes novos aprendizados, meu feijãozinho de todos os dias foi ficando cada vez melhor.
Hoje eu estou morando em outro estado e o feijão preto foi substituído pelo carioquinha preparado apenas com linguiça calabresa, mas para matar a saudade...
Ingredientes:
- 500 g de feijão preto;
- 600 a 700 g de abóbora (menina, de pescoço, cabotiã, do campo...);
- sal;
- 50 g de carne seca;
- 50 g de bacon;
- 50 g de linguiça calabresa ou paio;
- 2 folhas de louro;
- algumas folhas de manjericão (± 2 galhinhos);
- 1/2 xícara (das de chá) de suco de laranja;
- 1 maçã.
Gosto de comprar feijão preto na feira, que geralmente tem várias espécies (o chocolate é meu favorito) ou em empórios, pois geralmente são mais novos dos que os empacotados pela indústria. Ao longo dos anos descobri que, em geral, os cariocas gostam de feijão preto com o caldo mais encorpado (com certeza), enquanto que os paulistanos gostam do feijão que forma caldo mais ralo, o que explica a dificuldade de encontrar feijão mais ao meu gosto nos mercados.
E como já disse na introdução, gosto de acrescentar apenas 50g de carne seca, bacon e linguiça apenas para temperar, deixando a feijoada completa para ocasiões especiais.
Escolha, lave e coloque o feijão de molho por pelo menos 2 horas. Há quem deixe a noite toda. Fica a critério. No caso de uma quantidade maior de feijão, aumente o tempo de molho.
Há também quem jogue fora esta água do molho, colocando água nova para cozinhar o feijão. Eu cozinho o feijão na mesma água em que o deixei de molho.
Lave a carne seca, o bacon e a linguiça. Não precisa dessalgar a carne seca. Durante o cozimento o sal vai ajudar a temperar o feijão. Lembre-se: são só 50g. Se colocar mais carne seca será preciso dessalgá-la.
Lave também as folhas de louro e de manjericão.
Pique bem as folhas de manjericão.
Coloque o feijão, as carnes e as folhas na panela, acrescente um pouco mais de água e leve para cozinhar.
Enquanto isso, lave a abóbora com uma escovinha e corte-a em pedaços grandes.
Bata o suco de laranja com a maçã no liquidificador e coe. Reserve.
Quando o feijão estiver quase totalmente cozido, amasse os dentes de alho (gosto de usar o martelinho de madeira) e doure-o no óleo.
Quando o alho estiver dourado, junte 2 conchas do feijão, para soltar todo o alho da frigideira, deixe ferver e torne a colocar na panela de pressão.
Acrescente o suco de maçã e laranja (não se preocupe, não vai alterar o sabor do feijão e se você não contar, ninguém vai nem perceber) e a abóbora.
Corrija o sal e deixe a abóbora cozinhar.
Depois que aprendi a colocar abóbora no feijão, passei a fazer feijoada com legumes também (batata, chuchu, batata doce, cenoura, repolho, inhame...) com ou sem carnes, dependendo das restrições ou não dos comensais.
E quando preparo feijão carioquinha, vermelho, azuki ou branco também coloco linguiça calabresa, mas não coloco carne seca, nem o suco de laranja com maçã. Este suco eu uso apenas no feijão preto que é mais indigesto.
Para ver outras receitas com legumes ou grãos acesse o Índice 4.
Comentários
Postar um comentário